Por que não devemos parar de divulgar a marca em tempos de crise.

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A atual crise provocada pela pandemia do coronavírus abalou todo o mercado mundial, fomos inundados por um mar de incertezas e apreensão com o futuro da economia, várias empresas estão se retirando de cena, mas essa não é uma opção!

Algumas empresas dependendo do segmento que atua, deve sim fazer uma pausa nas atividades e esperar o auge do surto passar, mas é justamente nesse momento em que as pessoas estão conectadas ao mundo virtual e aberta para novas informações que devemos estar mais presentes do que nunca, e não deixar nossa marca cair no esquecimento. Quando o mercado voltar à normalidade, devemos estar com o branding fortalecido.

As marcas devem sempre ser aliada dos consumidores, estar presente no dia a dia, transmitindo informações úteis sobre o mercado no qual atua. Mesmo que seu produto não possa ser comercializado ou seus serviços oferecidos nesse momento, existem estratégias que devem ser utilizadas para continuar nutrindo e fortalecendo o relacionamento com o cliente.

O ritmo acelerado da proliferação do covid-19 tem mudado drasticamente hábitos e rotinas da população mundial, novos comportamentos estão surgindo no cenário atual, certamente a haverá uma mudança cultural ao final desse período, todo esse cenário instável expõe a necessidade das marcas saberem se comunicar; utilizar a comunicação como uma maneira de agregar valor e agir de maneira empática com o público, mostrando o posicionamento e solidariedade com o momento de crise.

Veja algumas dicas de como se comportar com o seu público durante esse cenário conturbado:

1. Comunique-se

Não pare de comunicar a sua marca nesse momento, é justamente em momentos de crise que podemos nos fortalecer no mercado. Tempos de crises trazem oportunidades para novos negócios! Inove, busque agregar valor, seja transparente na comunicação.

2. Seja Virtual

Invista em modelos alternativos! se possível, adapte seu modelo de negócio para atender, ouça o que o seu cliente tem a dizer, pense no valor que você agregando e resista à tentação de participar da conversa só por participar; Aproveite esse momento de proximidade através do mundo virtual para interagir com o seu público enquanto ele está na comodidade do lar, utilize o marketing através das redes sociais, crie vínculo e use essas informações para entender as novas necessidades e saiba como reagir quando o isolamento passar.

3. Esteja presente e invista em relacionamento

Entrar no modo contensão de despesas no período de angústia e crise, por mais tentador que pareça, acredite, é uma péssima opção e perda de tempo. Invista no relacionamento com o cliente, preste atenção no que o seu cliente fala, ganhe a confiança mantendo presença no meio virtual, entregando conteúdo relevante e verdadeiro, agregando valor e impacto positivo em tempos incertos.

4. Mostre empatia

Grandes marcas tem dado exemplo de empatia, parando sua produção e auxiliando a produzir álcool em gel para distribuição. Tão importante quanto a atitude, é como comunicar a mensagem, mensagens de empatia e não oportunismo. Um exemplo foi postada pela Louis Vuitton aos clientes nas redes sociais, na mensagem dizia que esperava que todos que amamos permaneçam seguros e saudáveis, utilizando um tom apropriado , mostrando empatia e transmitindo conforto.

5. Escolha o tom de voz com cuidado

Assim como as pessoas adaptam o tom de voz conforme o contexto, as marcas devem seguir o mesmo comportamento. Em momento de crise pode não ser uma boa hora para comentários com sarcasmo, críticas ou comentários ferinos; trabalhe com a empatia, honestidade e compreensão, um toque de humor com inteligência e criatividade podem dar leveza para aliviar o estresse. Preste atenção ao que acontece nas redes sociais para saber qual tom cabe para a sua marca.

6. Alinhe seu conteúdo com possíveis necessidades dos clientes

Pense nas necessidades e nos interesses do seu cliente, identifique qual conteúdo traria benefício e aproximaria a sua marca ao cliente. Abordando os temas com positividade e leveza, trazendo passatempo informativo e atual.

7. Busque oportunidades para dar bom exemplo

À medida que as empresas olham umas para as outras em busca de orientações, cada uma ganha uma oportunidade de definir um novo padrão e inspirar outras pessoas com a forma que reagiu.

8. Seja autêntico

Não é o momento para divulgar atividades que visam o lucro, é o momento de sermos solidários, comunique com autenticidade e transparência, isso cria confiança com o público.

9. Tenha um atendimento qualificado

O atendimento sempre será um ponto determinante para o sucesso nas vendas. Não há como uma empresa vender bem se o atendimento for indiferente, desorganizado ou pior: de má qualidade. Um atendimento qualificado, demonstra respeito pelo cliente, antecipa suas necessidades, apresenta domínio sobre o produto ou serviço oferecido; cultiva a relação com o consumidor e demonstra interesse nele.

10. Espere mudanças no comportamento do seu cliente

Esteja preparado para as mudanças que vem aí, com a obrigatoriedade do isolamento social, ocorrerão diversas mudanças no comportamento do consumidor, poderá afetar a necessidade deles e a forma como interagem com as empresas. Surgem várias oportunidades de agregar plataformas de e-commerce e streaming em setores nunca antes imaginado. Aproveite o momento e se adapte ao meio.

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